25/11/2020

O verdadeiro preço do foie gras

O que é o foie gras?

 Oiartzun, Espanha. Igualdad Animal

O foie gras é o fígado de um pato ou ganso que foi superalimentado, chegando a atingir um tamanho seis a dez vezes superior ao normal. Isso deve-se porque o órgão adoece, entrando em lipidose hepática.

Como é produzido?

 Sant Aniol de Finestres, Espanha. Igualdad Animal

Regra geral, os animais são confinados em gaiolas ou em espaços extremamente apertados, ficando impedidos de estender as asas ou de se movimentarem. Isso facilita o trabalho dos funcionários, que só necessitam de agarrar as aves pelo pescoço para inserir-lhes uma sonda de 20 a 30 centímetros de comprimento. É através dessa sonda que os animais são alimentados à força três a cinco vezes por dia. A ração utilizada é bombeada directamente para o estômago da ave, sendo esta obrigada a ingerir cerca de 3,5 quilos de alimento diariamente. Num ser humano, esse valor é equivalente ao consumo de 12,5 quilos de macarrão no mesmo período de tempo.
A ração é composta por milho cozido e às vezes chega a incluir gordura de porco ou de outros patos e gansos com sal. Para impedir a regurgitação, os funcionários costumam apertar o pescoço com um anel elástico.
Com o fígado a colapsar as aves rapidamente adoecem, mal conseguindo respirar ou andar. Muitas morrem antes do abate devido a doenças, infecções pulmonares, rompimentos no estômago, entre outros problemas. Após quatro a oito semanas de alimentação forçada (a chamada gavage), as aves são mortas.

Vistas como lixo

Sant Gregori, Espanha. Igualdad Animal

Como as fêmeas não têm fígados maiores do que os machos e, por isso, não são tão capazes de resistir às peremptórias quatro semanas de tortura, são consideradas um desperdício e prontamente descartadas. O método mais comum é amontoá-las, ainda bebés, em sacos de nylon e atirá-las para dentro de tanques com água a ferver. As malogradas sobreviventes terão as suas cabeças esmagadas.

Uma curta vida sobrecarregada com crueldade

 Sant Aniol de Finestres, Espanha. Igualdad Animal

Todos os animais não-humanos, incluindo as aves como os patos e gansos, são sencientes. A senciência ocorre quando o cérebro começa a gerar sentimentos primordiais, originando a capacidade que o indivíduo tem de sofrer. No caso das aves, à senciência é acrescentado um eu consciente, sinónimo de uma mente mais complexa. Tanto os patos como os gansos conseguem experimentar dor, medo e stress, sendo a produção do foie gras verdadeiramente cruel e desumana.

Explorações como esta são um reflexo obscuro que indica a urgência de uma mudança na visão que o ser humano tem em relação aos animais. Comprar e consumir este tipo de produtos é financiar uma crueldade atroz, pelo que, como consumidores, temos o dever de reflectir se um momento fugaz de degustação é mais valioso do que uma vida.

Gradualmente, as mentalidades estão a mudar e a começar a rejeitar tamanha crueldade: nos dias de hoje, a alimentação forçada já é proibida em vários países, entre os quais a Argentina, Áustria (6 das 9 províncias), República Checa, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Irlanda, Israel, Luxemburgo, Noruega, Polónia, Suécia, Suíça, Holanda e Reino Unido. No entanto, muitos desses países não proíbem a venda de foie gras, pelo que continuam a alimentar esta terrível indústria: na Europa, a França, Bulgária, Espanha e Hungria são os maiores produtores de foie gras.


Referências utilizadas:

UniPlanet
Igualdad Animal
Stop Gavage