Cruelty-Free: O Que É?



Comunicado (01/08/2025): Nos últimos meses tenho feito sucessivas tentativas de manter as listas actualizadas, tentativas essas constantemente goradas devido a restrições de tempo consideráveis. Sendo só uma, e agora com mais responsabilidades pessoais, este trabalho tornou-se impossível de ser devidamente levado a cabo, pelo que resolvi, após uma longa reflexão, parar com estas listas. São milhares de marcas que necessitam de ser constantemente vigiadas para saber se as suas políticas sem testes em animais se mantêm, além do surgimento de mais e mais marcas, o que se revelou insustentável de ser seguido e concretizado.
Quero agradecer pela confiança que depositaram nas minhas listas, as quais foram sempre pautadas pelo máximo rigor para que somente marcas totalmente isentas de testes em animais nelas entrassem. Agradeço também pela vossa compreensão na tomada desta decisão e que a vossa jornada por um consumo mais ético e justo continue firme ♡ Eventualmente encontrarão marcas cruelty-free indicadas no blogue, bem como alertas em relação às que continuam a testar em animais.

Até que todas as jaulas fiquem vazias,
Melanie Colaço


1. Quais os requisitos para uma marca ser cruelty-free?

Estes são os critérios, geralmente aplicados, para avaliar uma marca como cruelty-free:

🐇 Ingredientes: Não são testados em animais pela empresa ou por terceiros.

🐇 Produto final: Não é testado em animais pela empresa ou por terceiros.

🐇 Fornecedores: Não testam ingredientes, matérias-primas nem produtos finalizados em animais.

🐇Terceirização: Nenhuma empresa, laboratório ou qualquer outra entidade testa ingredientes, matérias-primas e produtos finalizados em animais em nome da empresa detentora da marca.

🐇 Empresa-mãe: Está totalmente desligada de testes em animais, em qualquer circunstância.

🐇 Requerido por lei: A empresa não comercializa as suas marcas em locais em que os testes em animais são exigidos.


2. Cruelty-free é o mesmo que vegano?

Não. Um produto vegano, além de ser cruelty-free (ou seja, cumpre todos os pontos supracitados), também não tem quaisquer ingredientes de origem animal e não pertence a uma marca/empresa que patrocina formas de exploração animal, como touradas. Actualmente é comumente definido como, simplesmente, um produto isento de ingredientes de origem animal, mas o veganismo vai muito mais além disso.


3. Algumas pessoas indicam certas marcas como cruelty-free, enquanto outras referem que não o são.

O conceito cruelty-free tornou-se mais um juízo de valor do que numa definição sólida e fixa, daí essa discrepância. Enquanto algumas pessas consideram cruelty-free certos produtos e/ou marcas que pertencem a empresas que testam em animais – argumentando que o importante é a marca em si não testar, mesmo que a respectiva empresa teste –, outras rejeitam essa premissa. Pessoas com uma abordagem abolicionista preocupam-se em conscientizar para a importância de excluir, na medida do possível, tudo o que envolva a exploração animal. Assim, marcas que pertencem a empresas que testam em animais, mesmo que tenham certificação cruelty-free, são descartadas por quem sustenta essa visão mais crítica.


4. Mas não basta que uma marca não seja testada em animais para ser cruelty-free, mesmo que a sua empresa teste?

Ao comprarmos uma marca que pertence a uma empresa que testa em animais, estamos a dar dinheiro para essa empresa. Em suma, estamos a beneficiar uma empresa que perpetua a crueldade com animais.


5. Que perguntas devo colocar a uma empresa/marca?

Does your company test on animals, either for finished products or ingredients?
A vossa empresa testa em animais, quer para produtos acabados ou ingredientes?

Do your suppliers test on animals?
Os vossos fornecedores testam em animais?

Does your company hire or allow third parties to test on animals on your behalf?
A vossa empresa contrata ou permite que terceiros testem em animais?

Are you owned by a parent company that tests on animals?
Pertencem a uma empresa-mãe que testa em animais?

Do you test on animals when required by law?
Testam em animais quando requerido por lei?

Are your products sold in mainland China?
Os vossos produtos são vendidos na China?


Caso a empresa não responder, ou responder de forma incompleta, é preferível evitar as suas marcas e priorizar outras comprovadamente cruelty-free.


ARTIGOS RELACIONADOS