05/02/2018

Novo documentário revela os padrões CHOCANTES da exploração animal


Dominion é um documentário australiano que está a ser apelidado como o novo Earthlings, apesar de ainda não ter sido lançado. É uma sequela de Lucent, de 2014, e vai desvendar os abusos cometidos contra os animais, nomeadamente no sector do leite, ovos, carne, entretenimento e vestuário. Assim como Earthlings, expõe material audiovisual dos procedimentos comuns das indústrias que exploram animais. Não se tratam, portanto, de casos isolados os que são descortinados ao longo do documentário.

Na verdade, foi precisamente o documentário narrado por Joaquin Phoenix que inspirou a realização de Dominion. Chris Delforce, o realizador, afirma como Earthlings protagonizou um enorme impacto na sociedade quando foi apresentado mas que, ao mesmo tempo, farta-se de ouvir desculpas e justificações para a continuação da exploração animal, desde Earthlings “ser muito antigo” e que “essas coisas não acontecem na Austrália”. De facto, apesar de Earthlings ter mais de dez anos, continua bastante actual e reflecte o padrão destas indústrias a nível global e não somente a nível local. É precisamente por isso que as denúncias de organizações de direitos dos animais de vários países são importantes para mostrar essa cruel realidade e como esta habita mesmo ao nosso lado.

Se Earthlings foi um dos primeiros documentários que despertou milhões de pessoas para os problemas éticos presentes nos direitos dos animais, Dominion promete continuar com essa missão. Chris Delforce combinou várias cenas, desde as conseguidas por câmaras ocultas, câmaras de mão e drones. As imagens obtidas acabam por oferecer-nos uma noção mais completa da realidade e uma experiência visual mais crua e sem filtros.

Quero que os espectadores questionem-se sobre a moralidade e a validade do domínio da humanidade sobre o reino animal, não advogando por pequenas melhorias do bem-estar animal mas que tenham uma consideração mais profunda sobre o direito que temos em explorar aqueles que consideramos inferiores em relação a nós.

Dominion ainda não tem uma data específica, mas está previsto para ser lançado no mês de Março.


Notícia via Plant Based News
Imagem | LIVEKINDLY