07/02/2018

Pequenos gestos para diminuir a pegada ecológica — Higiene e cosmética


Ao longo do tempo fui aprendendo que imensas coisas que nós consumimos mecanicamente acabam por ter consequências terríveis a nível da fauna e da flora. Algo aparentemente tão banal como usar plástico ajuda na destruição gradual do nosso planeta e dos seres vivos que habitam connosco. Precisamente por esse enorme problema, que acaba por tornar o plástico numa arma mortífera, muitas regiões tomaram resoluções como abolir os sacos de plástico e até mesmo talheres e copos descartáveis. No entanto, isso não é suficiente e a mudança deve partir de cada um de nós.

É assustador ler estudos que mostram as atrocidades que acabamos por cometer involuntariamente com a Natureza e com os animais: o Uniplanet tem publicado imensas informações relevantes acerca do assunto, como o caso do Rio Tejo estar a morrer devido à poluição e das aves que acabam por ingerir plástico em quantidades absurdas. A situação tornou-se tão crítica que já foram descobertas várias ilhas de puro lixo e um documentário foi realizado para trazer à superfície o que permanece oculto aos nossos olhos: The Mermaids' Tears alerta para o enorme perigo que o plástico oferece às vidas sencientes, particularmente as marinhas e as aéreas, ao anunciar números horrendos como a existência de plástico em 95% das aves.

É importante sermos cada vez mais conscientes e abraçarmos práticas sustentáveis para diminuir a nossa pegada ecológica: precisamente por isso, bem como pela ligação evidente à causa animal, decidi listar algumas coisas simples que podemos levar a cabo.


Priorizar a reutilização

Reciclar é importante, mas não é o suficiente: grande parte dos produtos à base de plástico que utilizamos não são recicláveis, como o caso de escovas de dentes, palhinhas de plástico, canetas, giletes, talheres de plástico, cápsulas de café, entre outros. Em suma, cerca de 90% do plástico fabricado é de uso único e acaba por não ser reaproveitado. Por isso, devemos evitá-lo ao máximo, preferir alternativas mais ecológicas e procurar reutilizar os produtos de plástico que já temos.


Produzir em vez de comprar

Muitos produtos podem ser feitos por nós em vez de ser comprados, como desodorizantes, repelentes, colutórios, sabonetes, tónicos faciais, entre outros. Se passearem pelo Pinterest encontrarão imensas dicas caseiras, todas elas naturais e mais ecológicas.


Abraçar somente o essencial

Somos assoberbados com tantos produtos que acabamos por consumir mais do que o necessário. Isso também inclui as alternativas ecológicas: contudo, precisamos de ter em conta que essas alternativas não deixam, também, de incentivar o consumo desenfreado. O problema, por isso, continua a ser o mesmo: a forma inconsciente como consumimos.
Causar um menor impacto ecológico e produzir menos lixo não está em comprar coisas verdes e sim em repensar no que compramos e se realmente é indispensável. Precisaremos realmente de palhinhas, sejam elas de bambu ou de plástico? Se temos uma escova de cabelo de plástico e em bom estado, vale a pena deitá-la fora para comprarmos uma escova de madeira?
Consumo consciente não é enchermos a nossa casa e a nossa rotina de produtos ecológicos: é saber separar o que verdadeiramente necessitamos do que é prescindível.


Descartar o descartável

Substituir produtos descartáveis por materiais biodegradáveis não é mal pensado. Alguns exemplos disso, todos eles práticos e acessíveis, são estes:

1. Champô e condicionador sólidos


Champôs e condicionadores são uns dos produtos de higiene mais comuns e utilizados, pelo que optar por alternativas em barra ajuda a evitar imensas embalagens descartáveis. Muitas marcas de champôs e de condicionadores sólidos só têm unicamente ingredientes naturais, sem contar que duram mais tempo do que os líquidos. São também mais práticos para levar em viagem.

Marcas que vendem champôs e condicionadores sólidos cruelty-free: Árvore do Sabão, Folium Cosmética Natural, LamazunaLUSH, Miristica, OrganiiSaponina, Sente Senas, Vegancare.


2. Preferir máscaras caseiras para o cabelo

Esta opção é indiscutivelmente mais económica, bem como produz menos desperdício: vejam algumas receitas fáceis, com produtos bastante acessíveis, no e-book Beleza Cruelty-Free, Natural e Vegana.


3. Esponja natural para o banho

Contrariamente aos puffs, as esponjas naturais são de origem vegetal e biodegradáveis. As luffas, provenientes de um fruto tropical, ajudam a eliminar as células mortas e a desencravar os pêlos embirrentos após a depilação. Também são ideais para lavar a loiça.
Podem encontrar as luffas à venda em várias lojas físicas e online, como a Miristica.


4. Discos desmaquilhantes reutilizáveis


A quantidade de toalhitas ou de discos de algodão que utilizamos ao longo da vida para remover maquilhagem consegue assustar se pensarmos um bocado nisso. Felizmente, existem discos desmaquilhantes de algodão e/ou de bambu para pouparmos o ambiente (e também dinheiro). Depois de usá-las, basta lavá-las com água tépida e um sabonete neutro e deixar secar naturalmente.
Fluffy Organic & Eco vende discos desmaquilhantes de algodão biológico que podem ser usados e lavados durante um bom tempo. Para as mamãs, também vende discos de amamentação reutilizáveis, feitos de licra, algodão e veludo de bambu.


5. Óleo de coco vs. Milhares de produtos embalados

Já escrevi aqui sobre a versatilidade do óleo de coco. Pode ser usado como desmaquilhante natural, hidratante capilar, hidratante pós-depilação, como base para desodorizante, como anti-bacteriano bucal, entre outros. Por ser quase um tudo-em-um é óptimo para reduzir a quantidade de lixo que fazemos e para evitar a compra de imensas coisas que são testadas em animais. Prefiram-no biológico e sem ingredientes adicionados para obter todas as suas propriedades ao máximo.


6. Cotonetes de bambu ou curetas auriculares reutilizáveis


Muito se fala das palhinhas mas os cotonetes também provocam bastantes estragos, principalmente nos mares. Optem por cotonetes de bambu ou por umas curetas reutilizáveis e laváveis. Ambos devem ser somente utilizados para limpar a entrada da orelha, pelo que nunca os insiram no canal auditivo.
Onde comprar: Lojas físicas, Sapato Verde, Mind the Trash, PlanetiersVerda Tero.

Artigo: Cotonetes de plástico poluem os oceanos e representam perigo para a vida marinha


7. Desodorizante sólido

Assim que experimentarem um desodorizante sólido não vão querer outra coisa É altamente duradouro (muito mais do que os desodorizantes roll on ou em stick e em comparação com os de spray nem se fala), bastante eficaz e não tem tantos componentes agressivos, sendo que algumas versões são totalmente naturais. Algumas marcas são a LUSH, com o fantástico Aromaco, Lamazuna e Saponina.
Também podem fazer o vosso próprio desodorizante em casa: vejam como no e-book Beleza Cruelty-Free, Natural e Vegana.


8. Higiene oral sem plástico


Escovas de dentes biodegradáveis, dentífricos sólidos, colutórios em frascos de vidro, fios dentários com matérias naturais: nunca ficou tão fácil tratar dos dentinhos sem fazer tanto lixo.
Todos os anos, mais de 5 biliões de escovas de plástico são produzidas e descartadas, acabando por parar em aterros e até mesmo nos oceanos. Assim como a maior parte dos produtos feitos de plástico, demoram meio milhar de anos a degradar-se: as escovas de dentes de bambu têm cabos 100% biodegradáveis, pelo que são uma resposta ecológica ao efeito negativo do uso das escovas de dentes tradicionais.
Cada vez mais marcas apresentam alternativas sem desperdício, sendo uma delas a portuguesa Babu, que tem escovas de bambu e também fio dentário de carvão activado e embalado numa caixa de papel. Estes e outros produtos da marca podem ser encontrados em lojas físicas e online (ver todos os pontos de venda).
O bambu, para além de ser auto-sustentável, é naturalmente anti-bacteriano. Assim como uma escova convencional, deve ser guardado num local seco e longe de outros utensílios para evitar o contacto com germes. Também deve ser trocada ao fim de dois ou três meses de utilização.

Breve nota: Colgate, Aquafresh, Oral B, Sensodine, Reach e Elydium são marcas testadas em animais.


9. Adquirir uma máquina de barbear eléctrica...

Assim como as escovas de dentes, as lâminas descartáveis demoram centenas de anos a degradar-se e acabam por ter um impacto negativo no ambiente (sem contar que as marcas mais conhecidas, como a BIC e Gillette, são testadas em animais). É uma boa alternativa que acaba por ser mais económica e duradoura — só aconselho que evitem a Braun por pertencer à Procter & Gamble (P&G), empresa que realiza testes em animais.


10. ...ou uma máquina de barbear clássica

Os utensílios de barbear dos tempos dos nossos avós nunca estiveram tão em voga, e ainda bem. Um deles é, precisamente, a máquina clássica: com cabo inox, de madeira ou de bambu, somente as lâminas precisam de ser substituídas. Uma fantástica alternativa ao mesmo produto de plástico.


11. Esponja Konjac


Muitos esfoliantes convencionais possuem micropartículas de polímeros na sua composição (Polietileno/Polyethylene), uma substância altamente poluente. Esses microplásticos também são encontrados noutros cosméticos e produtos de higiene, embora sejam mais utilizados nos esfoliantes.
A esponja Konjac é uma óptima substituta desses produtos. É de origem vegetal e dura três meses se for bem cuidada. Para além do factor ecológico acima referido, imaginem quantos boiões e bisnagas de esfoliantes acabamos por poupar só por adquirir uma esponjinha amorosa como esta 😊 Vale bem a pena.

------------------------------------

Aproveitem para procurar por marcas cruelty-free: Vejam a lista cruelty-free e os produtos cruelty-free mencionados no blogue.