14/11/2016

Estudo mostra que uma dieta vegana melhora a dor da neuropatia diabética e reduz o peso


A neuropatia diabética  é um distúrbio nervoso causado pela diabetes. Enquanto algumas pessoas são assintomáticas, outras experimentam dores, formigueiros e perda de sensibilidade, principalmente nas mãos, pés, membros superiores e membros inferiores.
De acordo com uma pesquisa realizada em 2015, uma dieta vegetariana estrita e reduzida em gordura reduz a dor da neuropatia diabética.

-------------------------

«WASHINGTON, 25 de Maio, 2015 Uma dieta estritamente vegetal reduz a dor causada pela neuropatia diabética, de acordo com uma nova pesquisa publicada hoje no Nutrition & Diabetes por investigadores com a cooperação do Physicians Committee, da California State University, da East Bay e da George Washington University School of Medicine and Health Sciences.

A neuropatia é uma complicação da diabetes que manifesta-se através da dor, dormência e de outros sintomas do foro nervoso. O estudo piloto colocou 17 adultos sob uma dieta vegana, pobre em gorduras, durante vinte semanas e com aulas semanais de nutrição. Os investigadores encontraram francas melhorias na dor, que foi calculada a partir de um questionário da Short Form McGill Pain, numa avaliação física da Neuropathy Screening Instrument e através de uma contundência epidérmica electroquímica no pé. Os voluntários também perderam uma média de 6 quilos.

Uma intervenção dietética reduz a dor associada à neuropatia diabética, aparentemente por melhorar a resistência à insulina, referiu Neal Barnard, médico e presidente do Physicians Committee. Esta dieta também provocou melhorias no peso e reduziu o colesterol e a pressão sanguínea. 

60% dos doentes diabéticos sofrem com a neuropatia periférica, a qual é associada à hipertensão, obesidade, problemas ambulatórios, amputações, ansiedade, depressão e redução da qualidade de vida.

Esta intervenção na alimentação é fácil de prescrever e simples de seguir, disse Cameron Wells, M.P.H., R.D e director de nutrição educacional no Physicians Committee. Aveia, folhas verdes e lentilhas encontram-se em quase todos os supermercados e são financeiramente acessíveis.

De acordo com um estudo publicado no JAMA Internal Medicine, pacientes que recebem 5.5 minutos extra de aconselhamento nutricional do seu médico de família perdem cerca de 2 quilos, reduzem a ingestão de gordura saturada e melhoram o colesterol LDL.

Mais de 29 milhões de americanos têm diabetes. Uma em cada três crianças nascidas em 2000 corre o risco de desenvolver diabetes.

O custo médio de vida para tratar a diabetes tipo 2 é de $85,200 [aprox. 73,000€], sendo que metade das despesas deve-se às complicações derivadas da doença.»

Estudo integral e traduzido de Physicians Committee for Responsible Medicine

-------------------------

Estima-se que em Portugal cerca de um milhão de portugueses sejam diabéticos e que mais de metade da população portuguesa (59,8%) sofra de excesso de peso.

Imagem | Livekindly