08/03/2019

Achados veganos: Champô sólido Lola Cosmetics

A Lola Cosmetics já chegou a Portugal e finalmente tive oportunidade de experimentar uma das suas coisinhas boas. Há muito tempo que andava a namorar esta marca, tanto pelas críticas estrondosamente positivas como por adorar produtos brasileiros, especialmente para o cabelo. Depois das marcas portuguesas, que também são boas e penso que deviam ser mais valorizadas por nós, procuro sempre apoiar o que vem do nosso país irmão. As taxas alfandegárias não permitem que use e abuse dos mesmos, mas aproveito quando posso e preciso.


Para quem não conhece, a Lola Cosmetics é uma marca que começou com produtos para o cabelo e recentemente alargou o seu repertório para o corpo e maquilhagem. Para além de ser cruelty-free, trabalha para espalhar a mensagem de sensibilização contra os testes em animais e não utiliza quaisquer ingredientes de origem animal.

Por cá, temos disponíveis os itens de cuidados capilares da marca. Para além de incluir todos os tipos de cabelo, a Lola tem produtos designados para problemas específicos (cabelo ressecado, detonado por tratamentos químicos, fraco, crescimento lento, transição capilar, etc.). Como tenho o couro cabeludo sensível e cabelo propenso a ficar com muitos resíduos, escolhi o champô sólido da linha Morte Súbita.

Sobre o produto

A linha Morte Súbita é indicada para cabelos sem vida, secos e danificados. O champô sólido é um esfoliante, apropriado para acalmar o couro cabeludo ao mesmo tempo que o limpa profundamente e lava o cabelo. O ingrediente de destaque é o açúcar que, juntamente com o óleo de coco e a glicerina vegetal, remove os resíduos que entopem os folículos capilares e causam fraqueza e queda de cabelo. Também é compatível com cabelos pintados.

Aproveitei uma promoção na TulsiCosmetics e comprei o meu por 12,63€ (o preço normal é 16,84€). O champô é de 250g e vem num pote de plástico reciclado.

O que achei?

A primeira coisa que notei foi o cheirinho. Ainda nem tinha aberto o pote e já sentia um aroma a coco e citrinos delicioso. Primeiro ponto positivo. O segundo ponto positivo é a sua consistência suave e que se espalha facilmente pelo cabelo, apesar de ser um champô sólido. Basta massajar em movimentos circulares e conseguimos sentir o açúcar a actuar sem agressividade. Faz uma espuma aveludada e imensa, pelo que não é necessário utilizar muito, o que nos leva para o terceiro ponto positivo: a durabilidade.

Na primeira aplicação, senti que limpou o couro cabeludo como deve ser e que cumpre o prometido: purificação, hidratação e reequilíbrio. O cabelo ficou mais leve, solto e macio.
Após um mês (quatro aplicações ao todo), o aspecto do meu cabelo melhorou substancialmente e o couro cabeludo parou de descamar. Como faço umectação, uso-o para remover qualquer restinho de óleo vegetal que tenha ficado no couro cabeludo e deixa-o bem limpo. Não podia estar mais contente com este champô 😊

Como indicado na embalagem, este champô é para ser utilizado semanalmente ou quinzenalmente: mesmo sendo suave não deixa de ser um esfoliante, pelo que deve ser usado como um tratamento capilar suplementar e não como um champô regular.

Com base na minha experiência, recomendo-o para:

Quem tem couro cabeludo sensível, com ou sem comichão/descamação;
Quem quer fazer peeling capilar;
Cabelos ressecados e que lidam bastante com calor e poluição;
Quem está com o cabelo fraco;
Quem faz umectação com óleos vegetais, para ajudar a remover os resíduos de óleo que ficam na raiz.

Assim como este champô, todos os produtos da Lola Cosmetics são livres de parabenos, sulfatos, ftalatos, silicones, OGMs, óleo mineral, parafina e derivados de animais.


Querem conhecer mais marcas e produtos cruelty-free? Vejam a mega lista de marcas cruelty-free e a lista de marcas já mencionadas no blogue