23/07/2018

Beleza cruelty-free e natural: Máscaras de argila


As argilas têm várias propriedades benéficas para a pele quando usadas correctamente. Desde limpar a suavizar, passando pela absorção de toxinas e impurezas, incluí-las nos nossos cuidados pessoais acaba por ser uma mais-valia.

Existem argilas já preparadas, sendo algumas delas testadas em animais como as da L'Oréal. Outras têm ingredientes adicionados, fazendo com que não sejam totalmente naturais, pelo que é preferível adquiri-las em : assim, para além de estarmos a usar uma argila que tem todas as suas propriedades inalteradas, estamos também a optar por um produto amigo do ambiente, já que não vem embalada em plástico.

Como usar a argila:

• Num recipiente de vidro, madeira ou barro, mistura-se a argila com água suficiente para formar uma pasta, mexendo com uma colher ou espátula preferencialmente de madeira;
• Distribuir uniformemente a argila pelo rosto, evitando a zona dos olhos e dos lábios, e deixar por 10 a 15 minutos;
• Quando a argila seca totalmente, as impurezas que absorveu voltam para a pele. Por isso, mantenham a máscara húmida borrifando água;
• Enxaguar muito bem com água tépida e secar a pele com uma toalha limpa, sem esfregar.

Como limpam a pele profundamente, as argilas não devem ser aplicadas mais do que uma vez por semana. O uso excessivo faz com que a pele produza mais óleos e se torne ainda mais oleosa.

Tipos de argila:

Verde: É absorvente, anti-séptica, anti-inflamatória, anti-microbiana, bactericida e cicatrizante, tornando-a indicada para quem deseja uma solução natural para eliminar as borbulhas.

Branca: Indicada para peles sensíveis e desidratadas. Clareia a pele (o que ajuda a tratar as manchas), absorve a oleosidade sem desidratar, suaviza e cicatriza.
Também pode ser usada para cabelos danificados pelo secador, alisador e por tratamentos químicos. Só necessitam de misturar a argila com água até formar uma pasta homogénea, aplicar por todo o cabelo com um pincel e deixar actuar durante trinta minutos com uma touca térmica.

Vermelha: Por ser rica em óxido de ferro e cobre auxilia na respiração das células, o que estimula a elasticidade da pele e a prevenção do seu envelhecimento prematuro. Ajuda a reduzir as linhas de expressão, visto ser uma estimuladora do colagénio. Tem alto poder de absorção, o que elimina as toxinas, a oleosidade e as impurezas da pele.

Amarela: Indicada para peles maduras e cansadas, é óptima para o rejuvenescimento da pele. A explicação está no dióxido de silício, um importante elemento catalisador para a formação da base de colagénio da pele. É hidratante, purificante, remineralizante e desintoxicante.

Rosa: É a mistura da argila branca com a vermelha. É indicada para peles sensíveis, delicadas e cansadas. Possui uma acção desinfectante, cicatrizante e suavizante, bem como devolve a luminosidade da pele e hidrata-a. Aplicada no corpo ajuda a revitalizar a circulação.

Preta: Utilizada para a desintoxicação da pele, combate a oleosidade e tem propriedades anti-inflamatórias, anti-artrósicas, absorventes e anti-stress. Revitaliza o couro cabeludo.

Castanha: É bastante purificante, sendo eficaz contra a acne, e tem um efeito rejuvenescedor. Também estimula a circulação.

Cinza: Indicada para peles oleosas e manchadas. Devido ao titânio presente na sua composição, combate borbulhas, cravos e é uma excelente esfoliante. É um antioxidante natural e retarda o envelhecimento da pele.


Imagem | Google