17/07/2017

Repelentes sem crueldade: Formigas


Lembro-me de, em pequena, ficar embasbacada com a fila interminável de pequenas formigas negras: achava-as extremamente organizadas, bastante educadas (pensava que cumprimentavam-se quando roçavam as antenas umas nas outras) e inquestionavelmente fortes (uma vez deixei cair um pedacinho de melão no chão e elas conseguiram carregá-lo em três tempos).
A beleza de ver estes cativantes animais contrastava com o que os adultos faziam quando chegava o Verão: pulverizavam um pó branco, violento, em cima delas quando ficavam próximas das portas ou quando já entravam dentro das casas. Era perfeitamente visível que os pequenos insectos agonizavam, ao mesmo tempo que o seu espírito guerreiro tentava desenvencilhar-se daquela espuma tóxica. Era uma coisa terrível de se ver e, o mais irónico, a culpa principal era precisamente de quem as matava: tinham roseiras, orquídeas, passifloras e outras plantas que, naturalmente, atraíam formigas. Como criança, achava aquilo tudo sem sentido e cruel. Como adulta, continuo a achar a mesma coisa.

Existem imensos repelentes naturais e caseiros que afastam as formigas da nossa casa e também das plantas que elas gostam: se plantarem atanásia, por exemplo, perto das roseiras, dificilmente as formigas dar-se-ão ao trabalho de ir até lá. Como é uma planta resistente (e até mesmo considerada uma praga), precisam de ter algum cuidado e preferi-la tê-la em vaso (só mesmo para prevenir que o jardim não se transforme num mar amarelo de atanásias).

Outros repelentes que desencorajam as formigas são:

Limão Coloquem num borrifador um sumo de um limão diluído em 1/2 de água. Espalhem pelas zonas onde costumam aparecer formigas e várias vezes ao dia se necessário.
Se tiverem chão com mármore ou similar, não usem este método: apesar de diluído, o ácido cítrico pode corroer.

Café  Adoram de café? Façam um belo café da avó e guardem as borras para este repelente caseiro: num borrifador, deitem duas colheres de sobremesa de borras de café diluídas num litro de água. Borrifem três vezes por semana nas zonas onde aparecem formigas.

Vinagre de maçã  Misturem, num borrifador, vinagre e água em partes iguais e usem diariamente nos locais onde os animais costumam aparecer. Devido às suas propriedades desinfectantes, podem usar esta simples fórmula para limpar bancadas, janelas e móveis de cozinha.

Óleo de cravo-da-índia

Óleo de eucalipto-limão

Hortelã

Poejo

Arruda

Menta

Cravinho

Salsa

Louro

Cascas de tangerina e de limão

Não borrifem as misturas transactas directamente nas formigas: para além de matá-las, o que é totalmente desnecessário, não vai fazer com que estas deixem de aparecer de quando em quando. O mais eficaz é espalhar as misturas pelos locais onde costumam encontrá-las sem que estejam lá.

Plantem hortelã, poejo, entre outras já referidas, perto da porta e/ou das janelas. Tenham também essas plantas na cozinha.

Joguem com o poder dos repelentes: se, para além das formigas, também querem afastar aranhas, utilize hortelã-pimenta. O poejo também repele pulgas e carraças.

-------------------------------------------------------------------

Artigos relacionados



-------------------------------------------------------------------

Referências utilizadas:

A Senhora do Monte

Imagem | Pexels