21/08/2015

Cosmética natural | Como usar óleo de amêndoas doces


Mais barato e natural do que muitos produtos específicos para a hidratação e nutrição da pele e cabelo, o óleo de amêndoas doces é bastante versátil. Conhecido pelas suas propriedades suavizantes e protectoras, quando puro é rico em vitamina A, E, B1, B2 e B6 e pode ser usado destas maneiras:

Na pele: Adequado para peles secas por ser altamente hidratante, tanto pode ser aplicado puro ou adicionado no hidratante de rosto ou de corpo. Quem tem pele mista/oleosa não deve usá-lo.

No cabelo: Apesar de não penetrar profundamente na fibra capilar, revestindo somente a superfície do fio, o óleo de amêndoas doces ajuda a nutrir e a suavizar. Pode ser usado na umectação (nutrição com óleos naturais) ou acrescentando uma colher de chá em 250ml de condicionador. Para pontas quebradiças/espigadas, antes de dormir passem algumas gotas e façam uma leve massagem até o óleo penetrar nos fios.

Nas unhas: Além de suavizar as cutículas, também fortalece as unhas caso seja utilizado regularmente. Basta embeber ligeiramente um disco de algodão e passar nas unhas.

Na barriguinha de grávida: É um dos óleos favoritos das grávidas pela sua eficácia em barrar o aparecimento das estrias na barriga (e também no peito). Deve ser espalhado na pele todos os dias, fazendo uma camada leve e deixando secar naturalmente.

Para prevenir estrias: Pode ser usado puro ou acrescentar três colheres de sopa do óleo com três colheres de vitamina E líquida. Para as coxas, pernas e quadris, espalha-se uniformemente e, com a ajuda de uma esponja esfoliante, massaja-se suavemente em movimentos circulares. Para outras zonas, como a barriga ou os seios, basta massajar com as mãos, também em movimentos circulares.

Como desmaquilhante: Basta colocar algumas gotas num disco de algodão, incluindo para remover a maquilhagem da região dos olhos.

Pés gretados nunca mais! Depois do banho, aplicar uma camada generosa de óleo de amêndoas doces, massajar e calçar umas meias. Incluam o óleo na vossa rotina de cuidados para os pés para os manter bem cuidados.


Imagem | Google