10/04/2019

Cosmética cruelty-free | Condicionador e bálsamo labial Urtekram


Desde que passei a utilizar cosméticos mais naturais que não quero outra coisa. A saúde e aspecto da minha pele e cabelo melhoraram consideravelmente, pelo que adoro usar produtos desse género. Geralmente fico-me pelas marcas que me conquistaram, mas uma vez por outra arrisco e experimento outras. Foi o caso da Urtekram, que sempre vi à venda em lojas de produtos biológicos mas que nunca tinha comprado, pelo que levei um condicionador e um bálsamo para casa.

A Urtekram é uma marca dinamarquesa cruelty-free separada em dois sectores: o cosmético, que é totalmente vegano, e o alimentar. Os seus produtos cosméticos são produzidos com ingredientes naturais e à base de plantas, isentos de parabenos, corantes, álcool, petroquímicos e outros conservantes sintéticos. É certificada pela Ecocert, Leaping BunnyVegan Society e, recentemente, trocou as embalagens de plástico por material proveniente da cana-de-açúcar.

O bálsamo labial é composto por manteiga de karité, manteiga de cacau e óleo de jojoba, conhecidos pelas suas propriedades hidratantes e nutritivas. Foi-lhe também adicionado ácido hialurónico e hexapeptídeo, ambos usados para combater o envelhecimento da pele. É sem sabor e muito suave.

Tive um problema nos lábios que os deixou cheios de fissuras, pelo que escolhi este batom na esperança de reverter a situação. Primeiro esfoliei-os, algo que podemos fazer semanalmente para os lábios ficarem suaves e bem cuidados: usei o Mint Julips da LUSH e, no fim de o esfregar calmamente nos lábios, passei uma escova de dentes com cerdas suaves para activar a circulação sanguínea e remover a pele descamada (devagar e sempre com cuidado, para não magoar ou até mesmo piorar a situação). No fim apliquei o bálsamo Urtekram e, nos seguintes dias, tenho-o colocado diariamente e com bastante regularidade.

Aos poucos os lábios começaram a voltar ao normal, o que me aliviou porque estavam tão ressecados que chegavam a abrir feridas. Gostei bastante dele e recomendo-o para quem tem lábios sensíveis e machucados.

O condicionador foi mais difícil de escolher mas lá me decidi pelo de rosas, por ser um dos meus perfumes preferidos. Serve para todos os tipos de cabelo e tem glicerina vegetal, aloe vera e lecitina para conferir hidratação. O resultado: cabelo incrivelmente macio e desembaraçado. Tenho-o usado com o champô sólido da Vegancare, também de rosas, e fica um cheiro formidável no cabelo.
Sem dúvida que experimentarei outros condicionadores e também champôs desta marca talvez o de bétulas, para criar uma memória olfactiva da morada do querido cavaleiro da Dinamarca da Sophia de Mello Breyner Andresen.

Os produtos da Urtekram são vendidos em várias lojas físicas de produtos biológicos e também online. Comprei os meus na loja Equilibra por 8,75€ (o condicionador) e 4,99€ (o bálsamo).