06/02/2019

Carta aberta de um activista aos turistas que passeiam em elefantes


Queridos Turistas,

Os elefantes não vos querem nas suas costas. Eles querem estar na selva, a derrubar árvores e a brincar nos rios. Isto é o que não vos dizem quando vocês vão montar um elefante. Para fazê-los carregar turistas, o que é algo totalmente contra o seu instinto, os seus espíritos precisam de ser quebrados.
Para isso, os bebés elefantes são torturados por cerca de três dias seguidos, num processo chamado Phajaan ou Crush porque, basicamente, a tortura esmagará o espírito dos animais. Eles são amarrados, espancados, golpeados com anzóis e deixados à fome até que os seus olhos fiquem sem brilho e sem vida e deixem de resistir. Agora, o elefante está treinado e pronto para se submeter à vontade dos seus donos e transportar turistas.
Vocês ainda querem ir lá e pagar por esta actividade turística cruel? Espero que não.
Por favor, não montem elefantes! E, por favor, façam com que os vossos amigos e familiares saibam para não apoiar esta prática cruel.

Por
Abbas Mvungi



Abbas Mvungi é um activista tanzaniano e fundador da Friends & Protectors of Wildlife Organization (FP Wildlife), uma organização que recorre à educação para sensibilizar crianças e adultos na importância da conservação da vida selvagem. No site, denunciam os problemas da caça furtiva na Tanzânia, a qual já eliminou cerca de 60% dos elefantes do país.
Actualmente, Mvungi está a angariar fundos para a realização de um documentário sobre a caça furtiva. Se quiserem apoiar este trabalho, podem fazer um donativo clicando aqui.

Breve nota (Maio de 2020): A angariação de fundos, acima citada, está activa desde 2018 e ainda precisa de 2,406 dólares para atingir o seu objectivo. Este é o artigo mais lido do blogue, com quase 145,000 visualizações até à data desta nota  ou seja, basta uma pequeníssima fatia de leitores para ajudar a concluir esta angariação.
Neste momento, a última doação é de Janeiro deste ano. A penúltima, em Novembro de 2019. A quem estiver a ler estas linhas, por favor, se puderem façam um donativo, nem que seja de 1 euro/real/dólar.
Obrigada.


Vídeo: The Dodo
Carta traduzida por: Raposa Herbívora
Imagens usadas na carta original.