05/07/2018

Canadá cada vez mais perto de proibir os testes em animais em cosméticos


Os direitos dos animais estão a um passo de celebrar mais uma vitória: o Canadá aprovou uma medida que tornará os testes em animais para fins cosméticos ilegais. A próxima (e última) etapa é que a medida seja convertida em lei.

Nos últimos anos, nações como a Índia, Noruega, Israel e até mesmo toda a União Europeia estabeleceram leis que interditam o uso de animais para testar cosméticos. Para além do Canadá, outros países estão igualmente a considerar esta proibição.

Os cidadãos canadianos batalharam para que esta medida fosse discutida politicamente, através de petições públicas e da conscientização. Empresas que também se posicionam contra os testes em animais, como a LUSH e a The Body Shop, envolveram-se nesta acção de sensibilização com petições nas suas lojas para que os clientes pudessem assinar, bem como ofereciam uma linha completa de produtos totalmente cruelty-free.

Graças a todo este trabalho, que originou uma forte corrente de protesto contra os testes em animais, a proibição dessa crueldade foi finalmente proposta. O projecto de lei S-214, denominado Cruelty-Free Cosmetics Act, foi aprovado no Senado: agora, avançará para a Câmara dos Comuns antes de ser definitivamente classificado como lei.

O projecto de lei determina a proibição de testes em animais no sector cosmético e a venda de cosméticos desenvolvidos ou fabricados que implicaram testes em animais.  Para pressionar a aprovação do projecto, uma campanha nacional foi criada e os que apoiavam foram convidados a escrever para o senador provincial. 2,969 mensagens depois, a campanha surtiu o efeito desejado.

De acordo com a BC SPCA, uma ONG de protecção animal, a maioria dos canadianos concorda que os testes em animais em cosméticos passem a ser ilegais.


Notícia via MTL Blog
Imagem | Fonte