11/06/2018

10 alimentos vegetais que deixam o cabelo maravilhoso


Penso que ter um cabelo forte, bonito e saudável é um desejo comum de todos nós. Afinal, o cabelo é a moldura do nosso rosto e um espelho da nossa saúde, que ainda tem de enfrentar factores como o stress, frio, calor, vento, poluição e má alimentação – e é precisamente nesta última condição que me vou focar.
Não foi Hipócrates que disse “Que o remédio seja o teu alimento e que o alimento seja o teu remédio”? Porque não incluir isso na saúde dos nossos cabelos, em vez de massacrarmos a nossa cabeça e o nosso dinheiro com um milhão de cosméticos e de suplementos? Obviamente que há casos que precisam de uma ajuda extra, mas é importante não nos descuramos na alimentação. Vejam esta lista com dez alimentos amigos do cabelo e incluam alguns nas vossas refeições.


1. Abacate


Mais conhecido pelos seus benefícios para o coração, também é óptimo para o cabelo graças às suas gorduras do bem. Essas gorduras saudáveis promovem a hidratação de todo o corpo, incluindo também o cabelo, pelo que ajuda a prevenir a queda e a fortalecer os fios. Além disso, é ideal para ser usado em máscaras caseiras e ultra hidratantes, especialmente para cabelos crespos.


2. Sementes de chia


Adoro sementes de chia São muito versáteis e ficam bem em sopas, saladas e smoothies. Estas pequenas sementes não parecem ser nada de especial, mas são uma verdadeira bomba de nutrientes: têm três vezes mais ómega-3 do que o salmão, mais cálcio do que o leite de vaca e são ricas em proteínas, ferro e vitaminas do complexo B, sendo estes três últimos essenciais para o crescimento e fortalecimento do cabelo. Devem ser consumidas depois de terem sido demolhadas em água, para assim incharem e podermos aproveitar os seus nutrientes.


3. Amêndoas


As amêndoas têm muitas proteínas, que são importantes na formação do colagénio no nosso organismo. Por sua vez, o colagénio é fundamental para a saúde do cabelo, ajudando-o a manter-se saudável.
Estes frutos secos também possuem vitamina E, cujas propriedades hidratantes previnem a secura e a quebra do cabelo.


4. Couve


A couve é outra grande aliada para um cabelo bonito: é um alimento alcalino, o que combate a acidificação que enfraquece o cabelo e as unhas, e tem vitaminas do complexo B, já mencionadas acima. Para quem torce o nariz para as couves (como eu), invista em smoothies para disfarçá-las.


5. Pepino


Para além de ser constituído por 95% de água o pepino também tem silica, um mineral precioso para quem quer cabelos, unhas e pele bonitos. É um alimento que funciona como regenerador celular, importante para a formação do colagénio.


6. Cacau


É um superalimento e isso diz tudo. É rico em magnésio, ferro e zinco, elementos chave para um cabelo forte. A maioria do cacau tem ingredientes desnecessários adicionados, pelo que é preferível consumi-lo o mais natural possível. A Iswari tem cacau cru em pó, 100% biológico e indicado para bebidas quentes, smoothies e sobremesas.


7. Açaí


As melhores bagas do mundo são riquíssimas em antioxidantes, que formam um escudo natural para proteger o cabelo e a pele das agressões externas. Também tem ácidos gordos, cálcio, ferro e muita vitamina B1 e potássio.


8. Nozes


Mais uma fonte de ómega-3 e de vitaminas do complexo B, as nozes melhoram a nossa mente, cabelo, pele e unhas. Um punhado de seis nozes é o suficiente para usufruirmos dos maravilhosos nutrientes que estas oferecem.


9. Tahine


Tahine, ou manteiga de sésamo, é rica em ferro, zinco e cálcio, promotores do fortalecimento e do crescimento do cabelo, assim como o bom aspecto da pele e das unhas. Como se isso não fosse suficientemente bom, é deliciosa e fica lindamente em saladas, falafel e hambúrgueres (vegetais, bien sûr). Prefiram fazer em casa, por ser mais económica e natural.


10. Cenoura


A cenoura não faz só bem aos olhos: o betacaroteno é responsável por controlar a produção sebácea e a oleosidade excessiva do couro cabeludo, assim como contribui para a elasticidade dos fios. A vitamina C também é importante para um cabelo saudável, por conferir brilho, combater a descamação e proteger das agressões diárias.

-------------------------------------

Traduzido e adaptado de One Green Planet

Artigos relacionados:
Dicas veganas para travar a queda do cabelo

Imagens | Google